quinta-feira, 15 de julho de 2010

Luzia de Paula

Nascida em 02 de março de 1955, no interior de Minas Gerais, Luzia de Lourdes Moreira de Paula, saiu de casa para trabalhar aos 07 anos de idade e aos 12 anos iniciou sua alfabetização.

Em 1971 mudou-se, com uma congregação religiosa para Brasília, onde, noviça, se dedicava aos trabalhos sociais, educativos e de orientação espiritual. Tempos depois, saiu do convento em busca de mais estudos e novos trabalhos.

Mudou-se para Ceilândia, cidade satélite do Distrito Federal, onde ainda reside. Casou-se em 1975, morando de aluguel numa comunidade carente na mesma cidade. Teve três filhos biológicos.

Formou-se professora e nos anos 80 foi sindicalista, tornando-se membro da 1ª Diretoria do SENALBA/DF (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Distrito Federal).

Na mesma época, diante da dificuldade para cuidar dos filhos na pobreza, ter que deixá-los num bairro violento para ir trabalhar, problema comum das famílias à sua volta, tornou-se necessário fazer alguma coisa pelos próprios filhos, e perceberam que eram elas mesmas que tinham que fazer. Com a força de cada uma, começaram a organizar uma creche. Luzia, então, transformou a sala de sua casa para receber e cuidar das crianças, enquanto as outras mães iam trabalhar. Mantinha a creche com o que tinha bazares, quermesses, rifas. E, não tendo a intenção de tornar-se mãe por mais uma vez, viu-se diante de uma nobre missão criar como filha uma menina desnutrida, cuja mãe havia falecido.

Fundou em 1986 o Centro Comunitário da Criança, entidade social que se dedica ao atendimento de crianças e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. E mesmo diante das dificuldades, formou-se em Pedagogia e fez pós-graduação em Psicopedagogia. É professora da rede pública do Distrito Federal.


O Centro Comunitário da Criança

A professora fundadora Luzia de Paula, pelas dificuldades que teve para trabalhar sem ter com quem deixar os quatro filhos pequenos e percebendo que a necessidade de abrigar crianças menores de sete anos era comum na comunidade, e diante da preocupação das mães que saíam para o trabalho em pânico, devido à falta de segurança local, liderou um movimento junto à comunidade para criação de uma creche que culminou com a fundação do Centro Comunitário da Criança em 20 de fevereiro de 1986.

Centro Comunitário da Criança - Célula I

Contudo, a implantação da idéia enfrentou muitas dificuldades, entre elas, a falta de dinheiro e de espaço físico. A Paróquia local cedeu, para o funcionamento inicial, um velho barracão, e, depois, através de muita luta, junto à Terracap, conseguiu-se o terreno onde foi construída a atual sede, Centro Comunitário da Criança Célula I, onde o número de crianças atendidas chegou a 136.

Centro Comunitário da Criança – Célula II

Já em 1996, o antigo prédio da LBA (Legião Brasileira de Assistência), na época desabilitado e utilizado como posto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), foi repassado ao Centro Comunitário da Criança, passando de 136 para 336 crianças atendidas em seu projeto, e surgiu então, o Centro Comunitário da Criança Célula II.

Centro Comunitário da Criança – Célula III

Em 2008, Hudson Jader, cobrador de ônibus, morador de um bairro altamente carente de Ceilândia, Setor Sol Nascente, loteamento feito no setor de chácaras da cidade, conhecendo o trabalho de Luzia de Paula em prol das crianças, cedeu um terreno para a construção de mais uma creche. Ela então mobilizou empresários, amigos e a comunidade para transformar em realidade o projeto do Centro Comunitário da Criança Célula III.

Centro Comunitário da Criança – Célula IV

Já em 2009, diante do reconhecimento de seu trabalho e sob muita luta, Luzia de Paula conseguiu inaugurar mais uma instalação, Centro Comunitário da Criança Célula IV.

Atualmente o Centro Comunitário da Criança possui quatro creches-célula distribuídas por Ceilândia. O trabalho da instituição inclui além das creches que atendem juntas cerca de 1.000 crianças de 00 a 06 anos, fornecendo-lhes cinco refeições diárias, escola (educação infantil), e os demais bens necessários para sua formação física, moral e social, atendimento à 60 crianças oriundas da creche e em idade escolar, que no horário contrário ao da escola, participam do projeto de leitura. Atendimento às famílias e à comunidade, que se dá através de cursos de informática e cidadania, tecelagem e tapeçaria, corte e costura, costura industrial, confecção de bolsas, tecelagem mineira, tapeçaria, alimentação alternativa - salgado e panificação, confecção de bonecas e flores. E ainda, encontros, palestras, treinamentos e oficinas para que a família esteja integrada nas atividades da creche.

Além de cuidar da educação das crianças, famílias e comunidade num trabalho gratuito, o Centro Comunitário da Criança se ocupa também de sua alimentação saudável. As crianças chegam à creche, normalmente, em estado de desnutrição devido à falta de recursos e o quadro de fome alarmante constante na comunidade. Sendo assim, para reverter esse quadro, o Centro Comunitário da Criança adotou como saída a alimentação alternativa, onde talos, sementes, cascas e folhas são incluídos no cardápio da instituição, com grande sucesso.

Carreira Pública

Eleições 2006

Em 2006 Luzia de Paula concorreu as eleições para Deputada Distrital, sendo eleita suplente com 6.612 votos.

Em 04 de janeiro de 2007, Luzia de Paula assumiu o mandato de Deputada Distrital e permaneceu no cargo até julho de 2008.

Luzia de Paula, apesar das dificuldades da condição de suplente enquanto deputada distrital, em apenas um ano e meio, fez muito. Trabalhando com somente três assessores, teve uma produção parlamentar excepcional, chegando a estar entre os 5 parlamentares que mais produziram naquele período. Conseguiu a marca de mais de 434 proposições legislativas, sendo 388 indicações, 16 projetos de leis, dos quais hoje 5 são leis, e 30 moções.

Eleições 2010

Luzia de Paula concorre a deputada distrital em 2010, pelo Partido Popular Socialista, na Coligação Novo Caminho (PPS, PHS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário